quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

POR QUE O LIVRO DE JUDITE NÃO ESTA NA BÍBLIA EVANGÉLICA?

1598-1599 Michelangelo Merisi
POR QUE O LIVRO DE JUDITE NÃO ESTA NA BÍBLIA EVANGÉLICA?     
             
Vamos fazer este breve estudo em duas etapas. Na primeira apresentaremos um resumo da história do livro de Judite com suas respectivas referências e posteriormente apresentaremos erros contidos neste livro que fazem dela uma obra não reconhecida como inspirada.

RESUMO

Nabucodonosor conquistou vários territórios pelo império Assírio (Jd 1.7) e queria implantar a adoração apenas a ele (Jd 3.13). O povo de Israel clamava para que Deus enviasse livramento (Jd 4.17). Holofernes, capitão do exercito de Nabucodonosor, ficou furioso com a resistência de Israel e convocou os moabitas (Jd 5.2). Um capitão dos amonitas foi preso pelos israelitas e explicou a fúria do exercito de Nabucodonosor contra Israel. Uma mulher chamado Judite da tribo de Rubem (Jd 8.1), Levantou uma petição púbica para que Israel confiasse em Deus. Judite faz uma oração pedindo o escape de Deus no capitulo 9 . Judite apresenta uma estratégia para os israelitas vencerem os assírios e quando sai dos portais de Israel mente para o exército inimigo que esta foragida do povo de Deus (Jd 10.12) argumentando aos assírios que gostaria de apresentar os pontos fracos de Israel para Nabucodonosor. Judite conseguiu convencer Holofernes que veio para ajuda-los a derrotar Israel. Posteriormente um desejo ardente de Holofernes se estende para que Judite se torne sua concubina (Jd 12.10). Quando o general Assírio estava em profundo sono e embriagues, Judite decepou sua cabeça com a espada (Jd 13.10) e levou até a cidade de Israel. Aquior circuncidou-se ao ver a façanha de Judite e se tornou um membro de Israel. Todo o Israel vai de encontro ao exercito assírio e os aterroriza após a morte de seu general.

PORQUE JUDITE NÃO FOI CONSIDERADA UM LIVRO INSPIRADO?

Apesar do livro de Judite ser uma história intrigante e sua atitude estar bem próxima do que Raabe fez com Israel nos muros de Jericó, existem erros e referências pontuais históricas extremamente equivocadas, são pelo menos duas:

       *  Nabucodonosor como rei da Assíria

Nabucodonosor nunca foi rei da Assíria ele foi rei da babilônia e quando conquistou os territórios de Israel e rei de Judá já havia


“Ora, no décimo segundo ano de seu reinado, Nabucodonosor, que reinava sobre os assírios em Nínive, a grande cidade, fez guerra a Arfaxad e venceu-o” (Jd 1.5)

*Uzias como rei de Israel
A posição do rei Uzias bem como a investida Assiria é descontestualizada com o reinado de Nabucodonosor

“Então, reuniram-se todos os homens, mulheres, jovens e crianças ao redor de Ozias, e disseram-lhe a uma voz” (Jd 7.12)

  
As desconexões de reinado entre Judite e outros livros da antigo testamento dão a prova de que provavelmente esta foi uma história fictícia pois os desconexos imperiais são gritantes, por isto uma das hipóteses de não ser considerada uma obra inspirada


Deixe seu comentário

By Roberto Nascimento

sábado, 11 de fevereiro de 2017

COMO FICOU O CORPO DE JÓ!

Willian Blake - Pintor Inglês
COMO FICOU O CORPO DE JÓ!

 Muitas pessoas no mundo inteiro conhecem a história de Jó, um homem que teve uma perda material complicada e o impacto emocional de fazer o velório dos 10 filhos. Tudo isto seria aliviado se ele tivesse morrido após estas catástrofes, todavia Jó passou por momentos difíceis na área da saúde, pela gravidade das enfermidades que se alastraram por seu corpo.

Vamos selecionar alguns versos do livro de Jó para identificar os possíveis problemas somáticos (físicos) que Jó estava enfrentando.

* Uma chaga do alto da cabeça a planta do pé (Jó 2.7)
A questão aqui é muito séria, tendo em vista que o corpo inteiro de Jó foi afetado, prejudicando o tratamento ou a eliminação de possíveis infecções.

* Tinha várias feridas pelo corpo (Jó 2.8)
Pelo fato de Jó precisar se coçar com um caco de telha, possivelmente as feridas geravam um certo tipo de alergia que o incomodava constantemente.          

* Carne cheia de bichos; cascas de feridas; pele rachada e escorrendo pus (Jó 7.5)
Como as chagas de Jó estavam exposta, elas tornaram-se alvos de bactérias e parasitas inserindo ovos e gerando vermes que se alimentavam da própria pele de Jó. O corpo na busca de autodefesa produzia com as bactérias o pus que percorria o corpo inteiro de Jó.
           
* Dores pelo corpo (Jó 2.13) (Jó 16.6)
Não é de estranhar que Jó ficou com dores pelo corpo, pois se um simples ferimento com pus produz muitas dores, imagine um corpo inteiro repleto de feridas.

* Muito magro; Pele e osso (Jó 16.8) (Jo 19.20)
Toda a dor intensa inibe a comunicação cerebral para solicitação de alimento, produzindo falta de apetite ou alguma reação alérgica, no caso de Jó estas dores o impediam de se alimentar regularmente, tendo como consequência o emagrecimento acelerado.

* Dores fortes no rim (Jo 19.27).
Muitos órgãos de Jó foram afetados pelo processo de emagrecimento e falta de apetite, provavelmente o rim foi um deles.

* Rosto deformado de modo que as lagrimas desfiguram os traços faciais (Jó 16.16).
Pela forma como os três amigos de Jó o recepcionam no primeiro encontro, não o reconhecendo, provavelmente pelo fato de ver o corpo todo desfigurado, nos transmite uma informação de que nesta deformação o rosto de Jó também estava incluso. Algo muito impactante de observar.

* Mau hálito (Jo 19.17)
Provavelmente o aparelho gastrointestinal bem como infecções no aparelho respiratório e arcada dentária geravam fortes odores pela boca de Jó.

* A pele ficou mais negra pela ação do sol (Jo 30.30)
Se Jó ficava exposto ao Sol constantemente por ficar nas cinzas, pode ser que tenha contraído insolação aumentando drasticamente a temperatura do corpo, queimação da pele e febre altíssima.

A gravidade da enfermidade de Jó fez com que ele se tornasse praticamente um morto vivo e analisando alguns pontos de seu discurso temos uma visão de como foi terrível este processo em sua vida

Deixe seu comentário J


By Roberto Nascimento

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O LIVRO DE TOBIAS

  

O LIVRO DE TOBIAS       
            
Quando perguntamos aos protestantes evangélicos se conhecem o livro de Tobias, poucas pessoas comentam ou sabem que este livro existe. Por incrível que possa parecer, após o concílio de Catargo em 397 d.C, ele é inserido no Cânon bíblico e até o ano de 1500 d.C continua ativo em todos os movimentos cristãos sendo utilizado pelo menos 11 séculos(1100 anos) nos cultos e reuniões. A titulo de curiosidade e estudo, nesta postagem irei resumir a história deste livro referenciando alguns pontos relevantes, depois comentarei brevemente o motivo dele não ser utilizado nas bíblias protestantes atuais

TOBIAS

Tobit da tribo de Nafitali (Tb1.4) comenta que ele foi levado cativo pelos assírios após a invasão do reino do norte (Tb 1.2). Através de Ana Tobit gera Tobias e levou uma vida irrepreensível na capital da Assiria, Ninive. O rei Salmanazar reinava na assíria neste momento. Tobit auxiliou inúmeras pessoas, entre elas Gabael (Tb1.17) que passava um momento de muita dificuldade, neste período Senaqueribe assumiu o reinado e odiava os judeus (Tb 1.18), sendo que o mesmo Senaqueribe assassinou inúmeros judeus (Tb 1.21), pois odiava o povo de Deus. Mais tarde os próprios filhos de Senqueribe se voltaram contra ele, pois seus filhos o assassinaram (Tb1.24). Este fato esta registrado no livro de segunda Reis 2.19.

Em um certo dia Tobit prepara um banquete para a família (Tb 2.1), todavia um dos filhos de Israel é degolado em praça publica (Tb 2.3). Muitas aflições o povo de Israel passava, sendo que Tobit lembrava da mesangem de Amós(Tb 2.6) do que aconteceria se o povo não se voltasse para Deus (Am 9.10). Em meio a tantas dificuldades mais uma desastre ocorrequando cai nos olhos de Tobit o esterco quente de andorinhas deixando-lhe cego (Tb 2.11), contudo ele não murmurou por isto.

No capitulo 3 Tobit faz uma oração depois de conversar com sua esposa sobre um cabrito que ela havia trazido para alimentação após um dia de trabalho. Durante a oração concomitantemente ocorria um evento com Sara, e o livro interrompe a narrativa com Tobit para descrever que um demônio chamado Asmodeu (Tb 3.8) matava os maridos que eram entregues a Sara, sendo que sua serva a ultrajava declarando que ela matava seus maridos. Sara se sente humilhada por uma maldição lançada pela serva e vai para o quarto jejuar e orar três dias e três noites (Tb 3.10). O Anjo Rafael aparece em cena e pela ordem de Deus esta disposto a curar Tobit e Sara (Tb 3.25).

Tobit instrui seu filho a não desviar dos pobres (Tb 4.7) e cuidar de sua mãe (Tb 4.3), dando varias orientações morais para seu filho quanto ao atendimento aos pobres, oprimidos e humilhados.

Tobias se compromete em obedecer a seu pai Tobit (Tb 5.1). Gabael tinha uma dívida com Tobit e Tobias pede para que seu pai lhe apresente de que forma Gabael iria identificar ele como filho de Tobit e conseguir o dinheiro que ele devia. Seu pai disse para Tobias levar o recibo de dívida (Tb 5.3). Tobias ao sair encontra um jovem equipado para viagem, mas na verdade era um anjo (Tb 5.6). O Anjo descreve a sua linhagem para Tobit confiar nele.

Tobias saia acompanha o anjo com seu cachorro. Quando lavava seus pés em um rio, um grande peixe se aproximou para devorá-lo (Tb 6.2). O anjo que se apresentou como Azarias disse para guardar o fígado o fel e o coração. O anjo então disse-lhe: Abre-o, e guarda o coração, o fel e o fígado, que servirão para remédios muito eficazes. Tobias assim o fez (Tb 6.5).

O anjo respondeu-lhe: Se puseres um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará toda espécie de mau espírito, tanto do homem como da mulher, e impedirá que ele volte de novo a eles (Tb 6.8)

O anjo chamado Azarias pede para Tobias casar com Sara que perdeu sete maridos. O anjo declara que na primeira noite de núpcias Tobias deveria queimar o fígado como forma de incenso e orar com Sara.

Na primeira noite, queimarás o fígado do peixe, e será posto em fuga o demônio (Tb 6.19).

Tobias se apresenta a Raguel  e se identifica como filho de Tobit da tribo de Naftali então é feito um jantar em sua casa (Tb 7.9). Raguel reconhece que Tobias estava ali para cumprir a lei do levirato registrado na torá (Tb 7.14).

Depois do jantar Tobias se casa com Sara e ele já faz a queima do fígado (Tb 8.2) e passam três dias orando para no terceiro dia se conhecerem como marido e mulher. Nesta ora o anjo Rafael prende o demônio no Alto Egito. Raguel pai de Sara já vai no outro dia preparar uma sepultura (Tb 8.11), não obstante ao descobrir que Tobias estava vivo, Raguel declara que daria todos os seus bens a Tobias (Tb 8.24).

Azarias o compatriota vai ate Gabael cobrar a divida que ele tinha com o pai de Tobias (Tb 9.6). Tobias e Sara voltam a casa de Tobit. Ana comtempla de longe seu filho chegando e Tobias segue a orientação do anjo em espremer o fel do peixe sobre os olhos do pai para que fosse curado (Tb 11.8) Tobias seguiu as orientações e seu pai ficou curado da cegueira e celebraram 7 dias (Tb 11.21).

O varão que por todo o contexto da história se apresentou como Azarias, se revela como o anjo Rafael e que é um dos setes que assistem diante do Senhor (Tb 12.15). Tobias entoa um cântico e recebe instruções do seu pai para continuar uma vida piedosa.  

PORQUE TOBIAS NÃO É INCLUSO NO CÂNON PROTESTANTE

Pelo menos duas hipóteses podem ser levantas. A primeira seria a questão da justificação apenas pelas obras de caridade, muito referenciada na vida de Tobit pai de Tobias e a segunda, os rituais de expulsão de demônios como a queima de um fígado para que o demônio Asmodeu fosse expulso, bem como um ritual excêntrico para o pai de Tobias ser curado da cegueira, segue alguns textos:

“O anjo respondeu-lhe: Se puseres um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará toda espécie de mau espírito, tanto do homem como da mulher, e impedirá que ele volte de novo a eles” (Tb 6.8).

“Na primeira noite, queimarás o fígado do peixe, e será posto em fuga o demônio” (Tb 6.19).

“e pôr-lhe-ás imediatamente nos olhos o fel do peixe que tens contigo. Sabe que seus olhos se abrirão instantaneamente e que teu pai verá a luz do céu. E, vendo-te, ficará cheio de alegria” (Tb 11.8).

É interessante lembrar que os protestantes buscaram seguir a organização antigo testamentaria baseada no cânon judeu, e na organização judaica o livro de Tobias não esta inserido, também seria um dos motivos de não ser incluso Tobias em nossas versões protestantes

Deixe seu comentário

By Roberto Nascimento


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

A ORDEM CORRETA DO LIVRO DE DANIEL


A ORDEM CORRETA DO LIVRO DE DANIEL
Este texto vai apresentar a ordem cronológica do livro de Daniel e para isto seria interessante  apontar a sequência de gestão dos quatro imperadores mencionados no livro, bem como a data de governo, sendo eles:


Nabucodonosor (604 a.C a 562 a.c)
Belsazar (555 a 539)
Ciro (539 a 529)
Dario (521 a 486)

Através da ordem imperial vamos apresentar em sequência numérica a possível ordem dos capítulos no livro de Daniel, podendo seguir da seguinte maneira:

1 Daniel capitulo 1
2 Daniel capitulo 2
3 Daniel Capitulo 3
4 Daniel Capitulo 4
5 Daniel Capitulo 7
6 Daniel Capitulo 8
7 Daniel Capitulo 5
8 Daniel Capitulo 10
9 Daniel Capitulo 9
10 Daniel Capitulo 6
11 Daniel Capitulo 11
12 Daniel Capitulo 12

Acredito que esta reduzida informação pode auxiliar em alguns estudos.
Deixe seu comentário!

By Roberto Nascimento