O LIVRO DE TOBIAS
Quando
perguntamos aos protestantes evangélicos se conhecem o livro de Tobias, poucas
pessoas comentam ou sabem que este livro existe. Por incrível que possa parecer,
após o concílio de Catargo em 397 d.C, ele é inserido no Cânon bíblico e até o
ano de 1500 d.C continua ativo em todos os movimentos cristãos sendo utilizado pelo
menos 11 séculos(1100 anos) nos cultos e reuniões. A titulo de curiosidade e
estudo, nesta postagem irei resumir a história deste livro referenciando alguns
pontos relevantes, depois comentarei brevemente o motivo dele não ser utilizado
nas bíblias protestantes atuais
TOBIAS
Tobit
da tribo de Nafitali (Tb1.4) comenta
que ele foi levado cativo pelos assírios após a invasão do reino do norte (Tb 1.2). Através de Ana Tobit gera
Tobias e levou uma vida irrepreensível na capital da Assiria, Ninive. O rei
Salmanazar reinava na assíria neste momento. Tobit auxiliou inúmeras pessoas,
entre elas Gabael (Tb1.17) que
passava um momento de muita dificuldade, neste período Senaqueribe assumiu o
reinado e odiava os judeus (Tb 1.18),
sendo que o mesmo Senaqueribe assassinou inúmeros judeus (Tb 1.21), pois odiava o povo de Deus. Mais tarde os próprios
filhos de Senqueribe se voltaram contra ele, pois seus filhos o assassinaram (Tb1.24). Este fato esta registrado no
livro de segunda Reis 2.19.
Em
um certo dia Tobit prepara um banquete para a família (Tb 2.1), todavia um dos filhos de Israel é degolado em praça
publica (Tb 2.3). Muitas aflições o
povo de Israel passava, sendo que Tobit lembrava da mesangem de Amós(Tb 2.6) do que aconteceria se o povo não
se voltasse para Deus (Am 9.10). Em
meio a tantas dificuldades mais uma desastre ocorrequando cai nos olhos de
Tobit o esterco quente de andorinhas deixando-lhe cego (Tb 2.11), contudo ele não murmurou por isto.
No
capitulo 3 Tobit faz uma oração depois de conversar com sua esposa sobre um
cabrito que ela havia trazido para alimentação após um dia de trabalho. Durante
a oração concomitantemente ocorria um evento com Sara, e o livro interrompe a
narrativa com Tobit para descrever que um demônio chamado Asmodeu (Tb 3.8) matava os maridos que eram entregues
a Sara, sendo que sua serva a ultrajava declarando que ela matava seus maridos.
Sara se sente humilhada por uma maldição lançada pela serva e vai para o quarto
jejuar e orar três dias e três noites (Tb
3.10). O Anjo Rafael aparece em cena e pela ordem de Deus esta disposto a
curar Tobit e Sara (Tb 3.25).
Tobit
instrui seu filho a não desviar dos pobres (Tb
4.7) e cuidar de sua mãe (Tb 4.3),
dando varias orientações morais para seu filho quanto ao atendimento aos pobres,
oprimidos e humilhados.
Tobias
se compromete em obedecer a seu pai Tobit (Tb
5.1). Gabael tinha uma dívida com Tobit e Tobias pede para que seu pai lhe
apresente de que forma Gabael iria identificar ele como filho de Tobit e conseguir
o dinheiro que ele devia. Seu pai disse para Tobias levar o recibo de dívida (Tb 5.3). Tobias ao sair encontra um
jovem equipado para viagem, mas na verdade era um anjo (Tb 5.6). O Anjo descreve a sua linhagem para Tobit confiar nele.
Tobias
saia acompanha o anjo com seu cachorro. Quando lavava seus pés em um rio, um
grande peixe se aproximou para devorá-lo (Tb
6.2). O anjo que se apresentou como Azarias disse para guardar o fígado o
fel e o coração. O anjo então disse-lhe: Abre-o, e guarda o coração, o fel e o
fígado, que servirão para remédios muito eficazes. Tobias assim o fez (Tb 6.5).
O anjo respondeu-lhe: Se puseres
um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará toda espécie de mau
espírito, tanto do homem como da mulher, e impedirá que ele volte de novo a eles
(Tb 6.8)
O
anjo chamado Azarias pede para Tobias casar com Sara que perdeu sete maridos. O
anjo declara que na primeira noite de núpcias Tobias deveria queimar o fígado como
forma de incenso e orar com Sara.
Na primeira noite, queimarás o
fígado do peixe, e será posto em fuga o demônio (Tb 6.19).
Tobias
se apresenta a Raguel e se identifica
como filho de Tobit da tribo de Naftali então é feito um jantar em sua casa (Tb 7.9). Raguel reconhece que Tobias
estava ali para cumprir a lei do levirato registrado na torá (Tb 7.14).
Depois
do jantar Tobias se casa com Sara e ele já faz a queima do fígado (Tb 8.2) e passam três dias orando para
no terceiro dia se conhecerem como marido e mulher. Nesta ora o anjo Rafael prende
o demônio no Alto Egito. Raguel pai de Sara já vai no outro dia preparar uma
sepultura (Tb 8.11), não obstante ao
descobrir que Tobias estava vivo, Raguel declara que daria todos os seus bens a
Tobias (Tb 8.24).
Azarias
o compatriota vai ate Gabael cobrar a divida que ele tinha com o pai de Tobias (Tb 9.6). Tobias e Sara voltam a casa
de Tobit. Ana comtempla de longe seu filho chegando e Tobias segue a orientação
do anjo em espremer o fel do peixe sobre os olhos do pai para que fosse curado (Tb 11.8) Tobias seguiu as orientações
e seu pai ficou curado da cegueira e celebraram 7 dias (Tb 11.21).
O
varão que por todo o contexto da história se apresentou como Azarias, se revela
como o anjo Rafael e que é um dos setes que assistem diante do Senhor (Tb 12.15). Tobias entoa um cântico e
recebe instruções do seu pai para continuar uma vida piedosa.
PORQUE TOBIAS NÃO É
INCLUSO NO CÂNON PROTESTANTE
Pelo
menos duas hipóteses podem ser levantas. A primeira seria a questão da
justificação apenas pelas obras de caridade, muito referenciada na vida de
Tobit pai de Tobias e a segunda, os rituais de expulsão de demônios como a
queima de um fígado para que o demônio Asmodeu fosse expulso, bem como um
ritual excêntrico para o pai de Tobias ser curado da cegueira, segue alguns
textos:
“O anjo respondeu-lhe: Se puseres
um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará toda espécie de mau
espírito, tanto do homem como da mulher, e impedirá que ele volte de novo a eles”
(Tb 6.8).
“Na primeira noite, queimarás o
fígado do peixe, e será posto em fuga o demônio” (Tb 6.19).
“e pôr-lhe-ás imediatamente nos
olhos o fel do peixe que tens contigo. Sabe que seus olhos se abrirão
instantaneamente e que teu pai verá a luz do céu. E, vendo-te, ficará cheio de
alegria” (Tb 11.8).
É
interessante lembrar que os protestantes buscaram seguir a organização antigo testamentaria
baseada no cânon judeu, e na organização judaica o livro de Tobias não esta
inserido, também seria um dos motivos de não ser incluso Tobias em nossas
versões protestantes
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By
Roberto Nascimento
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